O tempo de pandemia foi (e ainda é) o novo tempo, o tempo da vida remota dependente das telas que, sob a variedade de formatos e gêneros, gerou a profusão de novos conteúdos e novos procedimentos discursivos contaminados pela avassaladora ação de um vírus. Neste cenário, o trânsito entre as matérias jornalísticas e as manifestações artísticas esteve presente em outdoors, vídeos, performances e instalações. O mundo se reorganizou e, nesse processo, foram significativas as narrativas sobre esse “novo mundo”. Assim, é diante da diversidade de discursos, de contextos comunicativos e de suportes que se localiza o objeto de nosso estudo: interessa-nos abordar nas poéticas pandêmicas os procedimentos de apropriação e reciclagem presentes nas práticas discursivas de algumas das manifestações da produção artística.
The pandemic time was (and still is) the new time, the time of remote life dependent on screens that, under the variety of formats and genres, generated the profusion of new content and new discursive procedures contaminated by the overwhelming action of a virus. In this scenario, the transit between journalistic articles and artistic manifestations was present in billboards, videos, performances and installations. The world reorganized itself and, in the process, the narratives about this ‘new world’ were significant. Thus, it is in the face of the diversity of discourses, communicative contexts and supports that the object of our study is located: we are interested in addressing in pandemic poetics the procedures of appropriation and recycling present in the discursive practices of some of the manifestations of artistic production.
La época de la pandemia fue (y sigue siendo) la nueva época, la época de la vida remota dependiente de pantallas que, bajo la variedad de formatos y géneros, generaban la profusión de nuevos contenidos y procedimientos discursivos contaminados por la abrumadora acción de un virus. En este escenario, el tránsito entre artículos periodísticos y manifestaciones artísticas estuvo presente en vallas publicitarias, videos, performances e instalaciones. El mundo se reorganizó y, en el proceso, las narrativas sobre este "nuevo mundo" fueron significativas. Así, es frente a la diversidad de discursos, contextos comunicativos y soportes que se ubica el objeto de nuestro estudio: nos interesa abordar en la poética pandémica los procedimientos de apropiación y reciclaje presentes en las prácticas discursivas de algunas de las manifestaciones. de producción