"As reflexões, que me proponho a fazer, sobre os fundamentos éticos da punição têm uma dupla origem. Nasceram, em primeiro lugar, de uma indignação, mais psicológica do que racional, provocada pelo grau e a variedade da violência que tomou conta do Brasil. Originaram-se, também, da necessidade intelectual de procurar uma resposta para a constatação de que o grande desafio que ronda, e ameaça, a sociedade brasileira contemporânea consiste na cultura da falta de punição. Essa cultura, por sua vez, vai expressar-se e consagrar-se na impunidade, mera expressão sócio-legal da ausência de punição, que privilegia classes sociais e pune os mais pobres. Por que punir? Essa pergunta que se encontra implícita no debate sobre o crime permanece atualíssima e para que possamos, pelo menos situá-la racionalmente no âmbito do espaço público, é necessário recuperarmos para a cultura cívica nacional algumas indagações sobre a natureza da pessoa, da sociedade e do crime.".
"The reflections, which I propose to make, on the ethical foundations of punishment have a double origin. They were born, in the first place, from an indignation, more psychological than rational, caused by the degree and variety of the violence that took over Brazil. They also originated from the intellectual need to seek an answer to the realization that the great challenge that surrounds and threatens contemporary Brazilian society is the culture of the lack of punishment. This culture, in turn, will be expressed and enshrined in impunity, a mere socio-legal expression of the absence of punishment, which privileges social classes and punishes the poorest. Why punish? This question, which is implicit in the debate on crime, remains very topical and so that we can, at least situate it rationally in the scope of public space, it is necessary to recover for national civic culture some questions about the nature of the person, society and crime.".