Trata-se do resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida durante o contexto da pandemia da Covid-19 e do necrogoverno instaurado no Brasil entre 2018 e 2022. Com o objetivo de problematizar os múltiplos currículos vividos-praticados-inventados com os cotidianos escolares, apostou-se na metodologia da pesquisa com os cotidianos e na epistemologia pós-estruturalista, fazendo uso da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari como aporte conceitual. Ao considerar os cotidianos escolares como espaços-tempos de tessitura curricular e de políticas inventivas, apostou-se na escrita como dispositivo vital que reverberou em múltiplas escrevinhações-curriculantes. O ato de escrever com os praticantes dos cotidianos escolares aquilo que lhes afetava desencadeou, para além de um método de produção de dados, um movimento curricular de experimentação da vida em um tempo de distanciamento social, assim, também, foi um modo de encontros (DELEUZE; PARNET, 1998). Por fim, ao defender uma poética curricular como da ordem dos afetos e, portanto, capaz de instaurar um outro devir, um outro estilo, uma outra criação, um outro modo de pensar-inventar currículos, faz-se uma defesa das escolas públicas como compromisso ético, estético e político desta pesquisa em educação.
It is the result of doctoral research developed during the context of the Covid-19 pandemic and the necrogovernment established in Brazil between 2018 and 2022. With the aim of problematizing the multiple lived-practiced-invented curricula with school daily life, a bet was made on the research methodology with everyday life and on post-structuralist epistemology, making use of Deleuze and Guattari’s philosophy of difference as a conceptual contribution. By considering school routines as spaces-times of curricular texture and inventive policies, it was committed to writing as a vital device that reverberated in multiple scribblings-curriculum. The act of writing with the practitioners of everyday school life what affected them triggered beyond a method of data production, a curricular movement of experimentation of life in a time of social distancing, as well as a mode of encounters (DELEUZE; PARNET, 1998).Finally, by defending a curricular poetics as belonging to the order of affections and, therefore, capable of establishing another becoming, another style, abother creation, another way of tjinking-inventihg-curricula, a defense is also made of the public schools, as an ethical, aesthetic and political commitment of this research in Education.
Esel resultado de la investigación doctoral desarrollada durante el contexto de la pandemia de Covid-19 y el necrogobierno establecido en Brasil entre 2018 y 2022. Para problematizar los múltiples currículos vividos-practicados-inventados con las rutinas escolares diarias, apostamos por la metodología de la investigación con la vida cotidiana y la epistemología postestructuralista, haciendo uso de la filosofía de la diferencia de Deleuze y Guattari como aporte conceptual. Al considerar las rutinas escolares diarias como espacios-tiempos de tesitura curricular y políticas inventivas, apostamos por la escritura como un dispositivo vital que reverberaba en múltiples escritos curriculares. El acto de escribir con los practicantes de la vida escolar cotidiana lo que los afectó desencadenó más allá de un método de producción de datos, un movimiento curricular de experimentación de la vida en un momento de distanciamiento social, así como un modo de encuentro (DELEUZE; PARNET, 1998). Finalmente, al defender una poética curricular como del orden de los afectos y, por lo tanto, capaz de establecer otro devenir, otro estilo, otra creación, otra forma de pensar-inventar currículos, también se hace una defensa de lasescuelas públicas, como un compromiso ético, estético y político de esta investigación en Educación.