PRÁTICAS CORAIS NA FORMAÇÃO VOCAL DO PROFESSOR DE TEATRO

TEATRO

Endereço:
Avenida NS 15, 109 Norte - Plano Diretor Norte
Palmas / TO
77001090
Site: http://revista.uft.edu.br/index.php/teatro3c/index
Telefone: 11985356280
ISSN: 2357-710X
Editor Chefe: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

PRÁTICAS CORAIS NA FORMAÇÃO VOCAL DO PROFESSOR DE TEATRO

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: H. M. Oliveira
Autor Correspondente: H. M. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: preparação vocal, pedagogia do teatro, formação de professores, coro, coralidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesta pesquisa, práticas corais são abordadas como exercícios cênicos, vocais e musicais na formação inicial de professores de teatro. Como integrar vocalização e ação cênica coral na formação vocal para o teatro? As reflexões são baseadas em temas e propostas de preparação vocal (COELHO, 2003; PEREIRA, 2012; GAYOTTO, 2005, 1997), formulações teóricas sobre o coro (NAGY, 1995; REHM, 1996; MOINDROT, 2003) e seu tratamento na composição cênico-musical (DALCROZE, 1920; PARTCH, 1974), assim como discussões recentes sobre coralidade (MÉGEVAND, 2013; TRIAU, 2003). A integração entre vocalização e ação cênica pode ser construída principalmente por meio de elaborações rítmicas (estilização de gestos, polirritmia), das dinâmicas de movimento da voz e/ou da relação com o espaço cênico.