Práticas pedagógicas para a construção do conceito de número: o que dizem os documentos do arquivo Lucília Bechara Sanchez?

Zetetiké

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike
Telefone: (19) 3521-6729
ISSN: 2176-1744
Editor Chefe: Dário Fiorentini
Início Publicação: 15/09/1993
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Práticas pedagógicas para a construção do conceito de número: o que dizem os documentos do arquivo Lucília Bechara Sanchez?

Ano: 2013 | Volume: 21 | Número: 2
Autores: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Autor Correspondente: Pinheiro, Nara Vilma Lima | [email protected]

Palavras-chave: Movimento da matematica moderna, Aritmetica, Ensino primario

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou as práticas pedagógicas para o ensino do conceito de número. O trabalho situa-se no que é possível denominar “era cognitivista no ensino de matemática” (1960-1980). Levou-se em conta o Arquivo Lucília Bechara Sanchez – APLBS – como fonte de pesquisa, para dar resposta à seguinte questão: De que modo o Movimento da Matemática Moderna – MMM – concretizou propostas para o ensino do conceito de número nas séries iniciais?



Resumo Inglês:

This paper presents results of an investigation about pedagogical practices to teach the concept of number. The work is set during what can be called cognitivist era for Mathematics’ teaching (1960-1980). The archives of Lucília Bechara Sanchez (APLBS) were used as a research resource to answer the following question: How does Modern Mathematics Movement (MMM) materialized proposals to teach the concept of number in the Primary School?