PRESENÇAS AUSENTES: TEXTO E SUBTEXTO NA FOTOGRAFIA E NA LITERATURA

Revista Trama

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ISSN: 1981-4674
Editor Chefe: Luciane Thomé Schröder
Início Publicação: 10/12/2004
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

PRESENÇAS AUSENTES: TEXTO E SUBTEXTO NA FOTOGRAFIA E NA LITERATURA

Ano: 2016 | Volume: 12 | Número: 26
Autores: Tiago Dantas Germano, Charles Monteiro
Autor Correspondente: T. D. Germano, C. Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: literatura, artes visuais, fotografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Literatura e fotografia sempre foram campos que realizaram seus
contrabandos semânticos e epistemológicos. Se, em seu advento, a fotografia causou
rebuliço entre os escritores, que se dividiram entre o entusiasmo com a arte nascente e
a crítica à sua suposta falta de autenticidade, o diálogo que se estabeleceu entre os dois
campos permitiu que, hoje, sua aproximação se expressasse até nas metáforas que os
artistas dos dois lados aplicam para descrever seu processo criativo. Este artigo parte
das relações entre a fotografia e literatura, em particular o conto, para analisar como,
através de imagens e de palavras, fotógrafos e escritores cumprem o duplo movimento
de revelar e esconder.



Resumo Inglês:

Literature and photography have always been fields which borrowed
semantic and epistemological features from one another. At the time of its invention, the
photography caused a stir among writers, who were divided between the enthusiasm
with the newly born form of art on one the side, and the criticism of its alleged lack of
authenticity on the other. Nonetheless, the dialogue established between these two fields
allowed that today their proximities be expressed even in the metaphors used by artists
on both sides when describing their creative process. Hence, this essay departs from the
relationship between photography and literature, focusing on the short-story, to analyze
how throughout images and words photographers and writers meet the double
movement of revealing and hiding