Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como foco os discursos de crianças sobre as bonecas princesas da Disney. O objetivo é compreender como esse grupo de crianças abordou a identidade de gênero e as diferenças culturais representadas por essas personagens. As princesas apresentam um modelo de identidade e comportamento de gênero a ser seguido pelas crianças em filmes, jogos, livros e bonecas. Quando as crianças brincaram com essas bonecas, confirmaram, desafiaram e transformaram a pedagogia de gênero ensinada por essas personagens, que assumiram papéis de liderança nas brincadeiras entre pares na sala de aula. A oportunidade de brincar e refletir sobre esses brinquedos permitiu novas possibilidades de pensar modos distintos de subjetivação.
This study describes a qualitative research held in a school in the public school system of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, focusing on the speeches of children about the Disney princesses dolls. The goal is to understand how this group of children addressed the gender identity and cultural differences represented by these characters. The princesses present a model of gender identity and behavior to be followed by children in films, games, books and dolls. When children played around with these dolls, they confirmed, challenged and transformed gender pedagogy taught by these characters, who have taken leadership roles in banter between peers in the classroom. The opportunity to play and reflect on these toys allowed new possibilities of thinking distinct modes of subjectivation.
Este estudio describe una investigación cualitativa hecha en una escuela de la red pública de enseñanza de Porto Alegre, Rio Grande del Sud, Brasil. Objetiva como foco los discursos de niños sobre las muñecas princesas de Disney. El objetivo es comprender cómo ese grupo de niños enfrentó la identidad de género y las diversidades culturales presentadas por esas protagonistas. Las princesas presentan un modelo de identidad y comportamiento de género a ser seguido por los niños en películas, juegos, libros y muñecas. Cuando los niños jugaran con esas muñecas, confirmaron, desafiaron y transformaron la pedagogía de género enseñada por esos personajes, que asumieron roles de liderazgos en los juegos entre pares en el aula. La oportunidad de jugar y reflejar sobre esos juegos permitió nuevas posibilidades de pensar modos distintos de subjetivación.