Produção de memes como campanha contra as fake news

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Endereço:
Rua Seis de Agosto, 50 - Bloco V da Reitoria - 2º Piso - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-873
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc
Telefone: (19) 3521-7350
ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Produção de memes como campanha contra as fake news

Ano: 2019 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: K. S. de Melo, A. V. M. da Silva, V. R. Rodrigues, M. da S. M. Gonçalves
Autor Correspondente: K. S. de Melo | [email protected]

Palavras-chave: memes, fake news, letramento digital, formação de professores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho possui por objetivo apresentar uma experiência de ativismo político, por meio da produção criativa de memes, como forma de enfrentamento ao problema das fake news. Esta experiência ocorreu no segundo semestre de 2018, com alunos do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, que produziram memes para veicular em suas redes sociais, como uma campanha político-educativa. A apropriação dos distintos gêneros discursivos, bem como a imersão na rede com o letramento digital desenvolvido é urgente a todos, mas aos futuros professores, trata-se de uma urgência ainda maior. A associação da criatividade, autoria e ativismo, possibilitou a estes licenciandos, ultrapassarem a cultura do compartilhamento detido no mero consumo, para promover visibilidade da sua própria autoria.



Resumo Inglês:

The present work has an experience of political activism, through the creative production of memes, as a way to confront the fake news. The students of the Pedagogy course of the Higher Institute of Education of Rio de Janeiro produce memes to their social networks, as a political-educational campaign. The appropriation of the different genres, as well as the immersion in the network digital is an urgent and important task. The association of creativity, authorship and activism, surpass the culture mere consumption, to promote the visibility of their own authority.