Este artigo apresenta uma análise da programação envolvida em animações criadas por estudantes da Escola de Hackers, usando o software Scratch 2.0. A Escola de Hackers é um projeto interinstitucional entre a Secretaria Municipal de Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo, a Faculdade Meridional e o Instituto Federal Sul Rio Grandense, que oportunizam espaço para a aprendizagem de programação de computadores, desenvolvendo habilidades de autonomia e criatividade. Nesta análise procuramos evidenciar conhecimentos científicos aplicados na construção dos cenários, atores e códigos de programação de animações de histórias natalinas. As animações neste artigo foram elaboradas por alunos da escola municipal Notre Dame, como encerramento do ano letivo de 2014.
This paper presents analysis of the programming involved in animation by students from the School of Hackers using Scratch 2.0 software. The School is an interagency project between the City Department of Passo Fundo, the University of Passo Fundo, the Faculdade Meridional and the Instituto Federal Sul Rio Grandense, which provides an opportunity space for learning computer programming, developing autonomy and creativity skills. This analysis seeks to show scientific knowledge applied in the construction of scenes, actors and programming code animations of Christmas stories. The animations in this article were prepared by students of the municipal school Notre Dame, in the 2014 activities year-end.