Projeto de letramento ressignificando narrativas tradicionais por meio do Scratch

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ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Projeto de letramento ressignificando narrativas tradicionais por meio do Scratch

Ano: 2021 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: W. R. P. Silva
Autor Correspondente: W. R. P. Silva | [email protected]

Palavras-chave: letramento, scratch, narrativas tradicionais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo descreve um relato de experiência de uso do Scratch inserido em um projeto de letramento. Este foi executado no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante/RN, em uma turma do 1º ano do ensino médio e intencionou instigar e promover nos participantes uma reflexão a respeito da relação identidade x comunidade local a partir de pesquisas e leituras de narrativas tradicionais. Para isso, adotou-se uma metodologia que privilegiasse a autonomia e a criatividade dos alunos, os quais puderam reinventar e ressignificar suas histórias se utilizando do Scratch. Como resultado, observou-se que as produções trouxeram por meio das releituras uma ótica positiva sobre narrativas antes desconhecidas ou renegadas.



Resumo Inglês:

The present article describes an account of the experience of using Scratch inserted in a literacy project. This was carried out at the State Center for Professional Education Dr. Ruy Pereira dos Santos, in São Gonçalo do Amarante / RN, in a class of the 1st year of high school and intended to instigate and promote in the participants a reflection about the relationship between identity x local community from research and reading of traditional narratives. For this, a methodology was adopted that privileged the students' autonomy and creativity, who were able to reinvent and to resignify their stories using Scratch. As a result, it was observed that the productions brought through the reinterpretations a positive view on narratives that were previously unknown or reneged.