A PROPRIEDADE PRIVADA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: O PAPEL DO ESTADO SOBRE O PRISMA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - RT 964/fev.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

A PROPRIEDADE PRIVADA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: O PAPEL DO ESTADO SOBRE O PRISMA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - RT 964/fev.

Ano: 2016 | Volume: 105 | Número: Especial
Autores: L. R. S. Trevizan
Autor Correspondente: L. R. S. Trevizan | [email protected]

Palavras-chave: direito de propriedade, dignidade da pessoa humana, estado democrático de direito, participação popular, distribuição de renda.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A história do direito de propriedade revela sua importância na maneira como se desenvolve as relações humanas. O fenômeno jurídico da propriedade molda-se no espaço - tempo conforme as necessidades da sociedade. A justa normatização do direito de propriedade é elemento fundamental na formação e manutenção de uma sociedade, vez que esse representa um fator real de poder e vincula-se, umbilicalmente, aos princípios da dignidade da pessoa humana e da participação do cidadão nas decisões políticas e jurídicas no Estado Democrático de Direito. O Estado deve agir para uma regulamentação condizente com as necessidades reais da sociedade e de cada membro. A distribuição da riqueza pressupõe o entendimento da propriedade de forma crítica, como fator de mudança, aglutinando em seu estudo os campos filosóficos, social e jurídico.