A presente pesquisa é qualitativa e traz a seguinte questão: Quais os benefícios que a Cultura Digital, utilizando um dos seus recursos tecnológicos, o jogo digital, atrelado à concepção Psicogenética, pode trazer à alfabetização dos estudantes que frequentam o ensino regular? Assim, aponta como objetivo geral e respectivamente os específicos, o intuito em analisar a concepção de jogo digital e como a Cibercultura, sendo um dos saberes que acompanham os discentes em suas trajetórias escolares, deve estar inserida nos fazeres educacionais. Conclui-se que esta concepção de base construtivista, por considerar os níveis, conhecimentos pré-adquiridos e a cultura dos educandos como embasamento para a construção da competência leitora e escritora, atrelada ao uso das tecnologias, como o Jogo Digital, por ser dinâmico, apresentar diversas possibilidades comunicativas, visuais e táteis, sendo atrelado às propostas e vivências significativas, e do interesse daqueles que estão matriculados na sala regular, o processo de ensino e aprendizagem ganha potência e diferentes possibilidades para uma alfabetização com qualidade e eficiência.