QuímiLudi: Um Jogo Aplicado com Alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Revista de Iniciação à Docência

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ISSN: 2525-4332
Editor Chefe: Daisi Teresinha Chapani; Ana Cristina Santos Duarte; Talamira Taita Rodrigues Brito
Início Publicação: 30/03/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

QuímiLudi: Um Jogo Aplicado com Alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: D. M. Faria; R. P. Rodrigues; N. M. Vieira; F. W. Adams; K. V. Klein
Autor Correspondente: Denise Medeiros Faria | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de Química, Cinética Química, Jogo Didático

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, apresentando e refletindo os resultados obtidos a partir da confecção e aplicação do jogo QuímiLudi, no ensino de Química, para alunos da turma de 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara. O jogo tem a finalidade de revisar, contribuir e fixar os conceitos de Cinética Química aprendidos em sala de aula.  O público foi alunos da turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram levantados a partir de um questionário respondido pelos alunos após a atividade. Com base na abordagem qualitativa e nas análises dos questionários, conclui-se que o jogo didático é um importante instrumento pedagógico para a construção do conhecimento, principalmente na disciplina de Química.



Resumo Inglês:

The present work aims to report an experience, presenting and reflecting the results obtained from the making and application of the QuímiLudi game in the teaching of Chemistry to students of the 2nd year class of the Technical Course in Chemistry Integrated to High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás -Campus Itumbiara. The game aims to revise, improve and fix the concepts of chemical kinetics learned in the classroom. The public were students of the second year class of the Technical Course Integrated to High School. The data were collected from a questionnaire that was answered by the students after the activity. Based on the qualitative approach and the analysis of the questionnaires, it is concluded that the didactic game is an important tool for the construction of knowledge, especially in the discipline of Chemistry as it is misunderstood by most students.