REAL VERSUS FICÇÃO: CRIANÇA, IMAGEM E REGIMES DE CREDIBILIDADE NO CINEMA-DOCUMENTÁRIO

Educação em Revista

Endereço:
Avenida Antônio Carlos, 6627
/ MG
31270-901
Site: http://www.scielo.br/edur
Telefone: 3409-5371
ISSN: 1024698
Editor Chefe: Sérgio Dias Cirino
Início Publicação: 30/06/1985
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

REAL VERSUS FICÇÃO: CRIANÇA, IMAGEM E REGIMES DE CREDIBILIDADE NO CINEMA-DOCUMENTÁRIO

Ano: 2010 | Volume: 26 | Número: 3
Autores: Fabiana de Amorim Marcello
Autor Correspondente: Fabiana de Amorim Marcello | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Criança, Cinema, Imagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é discutir a organização imagética do gênero documentário
a partir de dois materiais que colocam em evidência a imagem da criança: Promessas de
um Novo Mundo (2001), de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg, e Nascidos em Bordéis (2004), de
Ross Kauffman e Zana Briski. O que importa aqui é trazer para a educação um debate contemporâneo
sobre as imagens que nos cercam cotidianamente, especialmente quando têm
como mote a narrativa sobre a infância. Assim, num primeiro momento, são apresentados
alguns elementos da constituição dessa linguagem específica. Em seguida, passa-se à análise
dos filmes em questão e, em especial, à forma como são dadas as relações de veracidade
a partir das imagens e da construção das respectivas narrativas. Paralelamente a isso, discute-
se, mais amplamente, sobre imagens que nos fazem pensar na medida em que colocam,
lado a lado, crianças, abandono, miséria e morte.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to discuss the issues related to the image organization
of the documentary genre based on two materials that emphasize the image of
the child: Promises (2001), by Justine Shapiro and B. Z. Goldberg and Born into
Brothels: Calcutta’s Red Light Kids (2004), by Ross Kauffman and Zana Briski. Firstly, I
expose some elements of the constitution of that particular language, as well as some of
the changes that were and are being made in this film genre. Then I move on to the
analysis of the aforementioned films and, in particular, the way the relations of credibility
derived from the images and the construction of their corresponding narratives take
place. Parallel to this, as I believe such materials offer us more than the real versus fiction
dialogue, I discuss, more broadly, the images that make us think when they place, side by
side, children, abandonment, poverty and death. This is about lives, unique stories that
would certainly be destined to be forgotten and erased, but, captured by the motion picture
camera, invite us to see that there is more to it, there is dignity and art.