A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

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ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: Carlos Roberto França, Tatiana da Silva
Autor Correspondente: Carlos Roberto França | [email protected]

Palavras-chave: realidade virtual, ensino de ciências, material didático

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), com a abordagem dos principais conceitos utilizados por essa área tecnológica. Disponibiliza uma visão geral dos softwares educacionais feitos com RVA, exclusivamente voltados para o ensino de ciências, gerados pelos grupos de pesquisas das universidades brasileiras e do mundo, divulgados nas principais bases de dados digitais existentes ou nos seus próprios repositórios, que é uma prática comum nas grandes instituições. Deu-se destaque às abordagens no contexto ensino-aprendizagem, às teorias e linhas pedagógicas utilizadas por estes grupos na concepção e uso desses softwares educativos. Buscou-se diretamente nos portais das 100 primeiras universidades colocadas no ranking mundial (Center for World University Rankings – CWUR), bem como nas 20 bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo. Algumas ferramentas eram conhecidas dos autores deste artigo e por este motivo foram acessadas diretamente na internet sem pesquisa em base de dados. O trabalho traz discussões pontuais nas considerações finais, principalmente, reflexões sobre a ausência de informações computacionais como linguagem de programação adotada, uso de plataformas especializadas em aplicativos de Realidade Virtual e outros. Os softwares que serão apresentados não disponibilizam informações técnicas, visando a socialização e engajamento de novos desenvolvedores ou criação de versões customizadas, mesmo sendo objetos de visualização educativos e sem fins comerciais na maioria dos casos. Provavelmente esta seja a principal razão para a irrisória quantidade de ferramentas de RVA voltadas para o ensino de ciências, em comparação com as indústrias de entretenimento, por exemplo.



Resumo Inglês:

This article presents the Augmented and Virtual Reality (AVR), with the approach of the main concepts used by this technological area.It provides an overview of AVR educational software exclusively focused on science teaching, generated by research groups from Brazilian universities and worldwide, published in the main existing digital databases or in their own repositories, which is a common practice in large institutions. It was highlighted the approaches in the teaching-learningcontext, the theories and pedagogical lines used by these groups in the design and use of these educational software. It was searched directly in the portals of the 100 first universities placed in the world ranking (Center for World University Rankings-CWUR), as well as in the 20 databases most used in Brazil and worldwide. Some tools were known by the authors of this article and for this reason were accessed directly on the web without database search. The work brings specific discussions in the final considerations, mainly reflections regarding the lack of computational information as adopted programming language, use of specialized platforms in Virtual Reality applications and others. The softwarethat will be presented do not provide technical information, aiming the socialization and engagement of new developers or creation of customized versions, even being educational and non-commercial visualization objects in most cases. This is probably the main reason for the insignificant amount of AVR tools focused onscience teachingascompared to entertainment industries, for example.