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ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

A RELIGAÇÃO DO HOMEM A DEUS EM XAVIER ZUBIRI E TOMÁS DE AQUINO

Ano: 2013 | Volume: 12 | Número: 24
Autores: Joathas Soares Bello
Autor Correspondente: Joathas Soares Bello | [email protected]

Palavras-chave: Religação. Relação criatural. Respectividade. Homem. Deus.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca comparar as noções de “religação”, do filósofo espanhol contemporâneo Xavier Zubiri (1898-1983), e “relação criatural”, de Tomás de Aquino (1225-1274). Em ambos os casos, trata-se de uma dependência existencial das coisas reais para com Deus, que na pessoa humana é formal. Como, porém, para Zubiri a criação é um problema religioso, e não filosófico, e como ele apresenta sua religação como um caso de “respectividade”, conexão real que seria distinta da clássica categoria da “relação”, o presente artigo tentará resolver estas dificuldades, no intuito de esclarecer se podemos entender o laço religacional como o vínculo criatural.



Resumo Inglês:

The present article intends to compare the notions of “religation”, introduced by the contemporary Spanish philosopher Xavier Zubiri (1898-1983), and “creatureCreator relationship”, established by Thomas Aquinas (1225-1274). Both cases convey an existential dependence of the real things upon God – which, in the human person, is formal. Since creation is, for Zubiri, a religious problem rather than a philosophical one, and as he presents his religation as a case of “respectivity”, a real connection that is distinct from the classical category of “relation”, this article will try to solve these difficulties, in order to clarify whether we can understand the religational link as the same as the creatural bond.