No Brasil,os livros didáticos são os principais artefatos utilizados pelos professores da rede pública no processo de ensino e aprendizagem, contribuindoconsubstancialmente na constituição de sujeitos de determinados tipos. Com base nessa constatação,percebemos a necessidade de problematizar como esses materiais representam homens e mulheres em seus enunciados e ilustrações. Para isso, escolhemos como objeto de pesquisa a coleção de livros didáticos Novo Girassol: saberes e fazeres do campo,do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) Campo, utilizando como método de análise ferramentas arqueogenealógicas. Como resultado, percebemos que as mulheres ainda têmmenos espaços de representação do que os homens nos livros didáticose que muitas vezes os papéis reforçam estereótipos de gênero, de raça e de classe.Porém, acreditamos na força desses artefatos comorizomas que podem produzir efeitos outros nos corpos que os utilizam, desde que outras histórias sejam contadas, outras imagenssejam veiculadas. Ao final,sugerimos que históriasde mulheres brasileirasque se destacam sócio-cultural-artisticamentesejam adicionadas às coleções de livros didáticos doPNLD e encontrem igualdade de oportunidade para demonstrar seus feitos.
In Brazil, textbooks are the main artifacts used by public school teachers in the teaching and learning process, contributing substantially to the constitution of subjects of certain types. Based on this fact, we noticedthe need to problematize how these materials represent men and women in their statements and illustrations. For this, we have choses the collection of textbooks Novo Girassol: saberes e fazeres do campo, from the National Programfor Textbooks and Didactic Material(PNLD) Campo, as our research object, using archaeo-genealogical tools as a method of analysis. As a result, we have realized that women still have fewer spaces of representation than men in textbooks, and that roles often reinforce gender, race and class stereotypes. However, we believe in the strength of these artifacts as rhizomes that can produce other effects on the bodies that use them, as long as other stories are told, other images are conveyed. Finally, we suggest that stories of Brazilian women who have stoodout socio-culturally and artistically be added to the PNLD textbook collections and getequal opportunity to demonstrate their achievements.
En Brasil, los libros didácticos son los principales artefactos utilizados por los profesores de escuelas públicas en el proceso de enseñanza y aprendizaje, contribuyendo sustancialmente para la constitución de sujetos de determinados tipos. Con base en esta constatación, percibimos la necesidad de problematizar de qué manera estos materiales representan a hombres y mujeres en sus enunciados e ilustraciones. Para ello, elegimos como objeto de investigación la colección de libros didácticos Novo Girassol: saberes epráticas docampo, del Programa Nacional del Libro Didáctico y del Material Didáctico (PNLD) Campo, utilizando herramientas arqueo-genealógicas como método de análisis. Como resultado, nos dimos cuenta de que las mujeres tienen aún menos espaciosde representación que los hombres en los libros didácticos, y que los roles muchas veces refuerzan los estereotipos de género, raza y clase. Sin embargo, creemos en la fuerza de estos artefactos, como los rizomas, que pueden producir otros efectos en los cuerpos que los utilizan, siempre que se cuenten otras historias, se transmitan otras imágenes. Al final, sugerimos que las historias de mujeres brasileñas que se destacan sociocultural y artísticamente, se agreguen a las colecciones de libros didácticos del PNLD y encuentren igualdad de oportunidad para demostrar sus logros.