Este artigo tem como objetivo analisar dois filmes biográficos de Stephen Hawking com o intuito de identificar as representações do cientista presentes em obras cinematográficas. Para isso, a investigação contou com a análise fílmica e os filmes foram categorizados seguindo as principais representações identificadas pela literatura. A análise identificou as representações mais comuns presentes nas cenas e sequências em que o protagonista atuou, levando em consideração o contexto de determinadas ações do cientista. A representação de gênio foi a mais evidente nos dois filmes. Os resultados indicaram que as obras analisadas, de gênero biográfico, também estão fadadas a permear estereótipos que contribuem com uma visão deturpada do cientista e do labor científico, assim como acontece em outros gêneros cinematográficos.
This article aims to analyze two biographical films of Stephen Hawking in order to identify the representations of the scientist present in cinematographic works. For this, the investigation was based on film analysis and categorization following the main representations identified in the literature. The analysis identified the most common representations present in the scenes and sequences in which the protagonist acted, taking into account the context for certain actions of the scientist. The results indicated that the analyzed works, which belong to a biographical genre, are also bound to permeate stereotypes that contribute to a distorted view of the scientist and scientific work, just as it happens in other cinematic genres.