Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação

Revista Brasileira de Educação do Campo

Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Fatima, 1588, Centro, Cep. 77900-000, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. - Centro
Tocantinópolis / TO
77900000
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo
Telefone: (63) 3471-6037
ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: Não se aplica
Autores: J. L. dos S. Neto, A. M. Catani
Autor Correspondente: J. L. dos S. Neto | [email protected]

Palavras-chave: educação, campo, cinema e educação, representações cinematográficas, rural e urbano.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há uma forte representação cinematográfica que estabelece o rural e o urbano em relação dicotômica, e que se naturaliza articulando o discurso do campo a problemas sociais e à desigualdade. No intuito de subsidiar a prática pedagógica de professores sobre a leitura crítica do rural e do urbano, visamos problematizar como as formas de representações do campo têm sido veiculadas pela linguagem audiovisual. Partimos de uma abordagem qualitativa e combinamos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, historiográfica e análise fílmica. Para isso, abordamos o discurso dual que representa o homem do campo em uma perspectiva histórica. Na sequência, discutimos concepções correntes de delimitação territorial. Por fim, expomos em uma amostra de filmes a síntese sobre as representações que seguem a mesma linha de argumentação sistemática e progressiva que desqualifica o rural em detrimento do urbano. Concluímos que existe a necessidade de, a partir da escola, subsidiar a leitura crítica do cinema que supere a visão dicotômica que naturaliza problemas sociais como particulares do campo.



Resumo Inglês:

There is a strong cinematographic representation that establishes rural and urban in a dichotomous relationship that commonly sustains the speech of rural articulated to social issues and inequality and naturalizes this representation. In order to subsidise the pedagogical practice of teachers on the critical stance of the rural and the urban, this paper aims to question how the representations of the rural have been approached by the audio-visual language. The analysis has a qualitative approach and combines methodological procedures of documentary, historiographic and film analysis. Therefore, it is approached in a historical perspective the dual discourse that represents the peasant; in the sequence it is discussed the correct conceptions of territorial delimitation, and finally, presented, in a sample of films, the synthesis of representations that follows the same line of systematic and progressive arguments of representation of the rural and the urban. The research points to the conclusion regarding the importance of school, to subsidise critical reading about the representations covered in films, which overcomes the dichotomous view that naturalizes social problems as particular to the rural.



Resumo Espanhol:

Existe una fuerte representación cinematográfica que establece lo rural y lo urbano en una relación dicotómica, y que se naturaliza articulando el discurso del campo con la problemática social y la desigualdad. Con el fin de subsidiar la práctica pedagógica de los docentes en la lectura crítica de la rural y urbano, pretendemos problematizar cómo las formas de representación del campo han sido transmitidas por el lenguaje audiovisual. Partimos de un enfoque cualitativo y combinamos procedimientos metodológicos de análisis documental, historiográfico y cinematográfico. Para ello, nos acercamos al discurso dual que representa al campesino en una perspectiva histórica. Luego, discutimos conceptos actuales de delimitación territorial. Finalmente, mostramos en una muestra de películas la síntesis de representaciones que siguen la misma línea de argumentación sistemática y progresiva que descalifica lo rural en detrimento de lo urbano. Concluimos que existe una necesidad, desde la escuela, de subsidiar la lectura crítica del cine que supere la visión dicotómica naturalizadora de los problemas sociales como propios del campo.