O presente relato tem como objetivo apresentar uma experiência por mim realizada enquanto professora de matemática em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental II utilizando as tecnologias como recurso pedagógico. A pesquisa ocorreu em 2016, numa escola pública estadual localizada no Sul de Minas e contou com a participação de 24 alunos. Ensinar matemática é um grande desafio, pois além de ser um conteúdo que desperta insegurança, inquietação e medo em alguns alunos, precisa estar ligada a fatos cotidianos demonstrando sua aplicação e assim, quebrar a onda negativa que cerca os números. Buscando métodos que pudessem contribuir para um ensinoaprendizagem prazeroso, significativo e que tornasse atraente a Geometria, deparei-me com o programa de Robótica Educacional Virtual, uma ferramenta que possibilitou trabalhar conceitos de retas e ângulos, leitura e interpretação de situações problemas. A Robótica Educacional tem Papert (1994) como seu precursor, pois ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem. Com isso, minha experiência foi exitosa porque a ferramenta além de ser um auxílio nas aulas possibilitou aos alunos maior interesse pelos números.
The purpose of this report is to present an experience that I have performed as a teacher of mathematics in a class of the sixth grade of Elementary School II using technologies as a pedagogical resource. The research took place in 2016, in a state public school located in the South of Minas Gerais and counted on the participation of 24 students. Teaching mathematics is a great challenge because, in addition to being a content that awakens insecurity, restlessness and fear in some students, it must be linked to daily facts demonstrating its application and thus break the negative wave that surrounds the numbers. Looking for methods that could contribute to a pleasant and meaningful teaching-learning that made Geometry attractive, I came across the Virtual Educational Robotics program, a tool that made it possible to work concepts of straight lines and angles, reading and interpreting problem situations. Educational Robotics has Papert (1994) as its precursor because it viewed the computer as an attraction to children and could be used as a resource to facilitate the learning process. With this, my experience was successful because the tool besides being an aid in the classes allowed the students greater interest in the numbers.