Este artigo apresenta os resultados da realização de um projeto, chamado ROBÔ-TI, que foi desenvolvido com o objetivo de incentivar alunos de Ensino Médio da rede pública do Estado do Amazonas a ingressarem em carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI). Para isso, foram utilizadas práticas pedagógicas por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) visando o estímulo do Pensamento Computacional, com o uso de ferramentas como o Scratch e o Kit de Robótica Lego Mindstorms EV3. Os resultados obtidos, a partir de um questionário de Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e de depoimentos de alunos, demonstram a contribuição das estratégias de planejamento e de execução adotadas nesse projeto para a formação profissional e tecnológica de alunos e dos professores que receberam os treinamentos, estes últimos atuando como multiplicadores do conhecimento.
This paper presents the results of a project, called ROBÔ-TI, that was developed with the objective of encouraging High School students from the public school system of the Brazilian State of Amazonas to enter careers in the area of Information Technology (IT). For this, pedagogical practices through Problem-Based Learning (PBL) aimed at the stimulation of Computational Thinking with the use of tools suchas Scratch and Lego Mindstorms EV3 Robotics Kit. The results obtained from a Technology Acceptance Model (TAM) questionnaire and student testimonials, demonstrate the contribution of the planning and execution strategies adopted in this project for the professional and technological formation of students and teachers who received the training, the latter acting as multipliers of knowledge.