Este artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.
Resumo Inglês:
This paper is aimed to outline some of the basic features of the
pedagogic approach that can be understood from Theodor W. Adorno’s
philosophy (1903-1969). The moral conceptions about the body under the
Western philosophy are traced in two of its paradigmatic moments: Saint
Augustine’s (354-430) and Descartes’s thinking (1596-1650). Nietzsche’s
criticism to the Western moral philosophy is considered as an important
reference to Adorno’s thinking. It is aimed to explicit the pedagogic
content implied in the philosophical activity as a whole, which is debated
by Adorno in his critical theory on philosophy and morality. Therefore, it
points to the need of a dialectic analysis of the pedagogic scope.
Resumo Francês:
L’objectif de l’article est d’indiquer les traits fondamentaux de la
perspective pédagogique susceptible d’être dégagée de la philosophie
de Theodor W. Adorno (1903-1969). Les conceptions morales du corps
dans la philosophie occidentale sont ici repérées à partir de deux
moments paradigmatiques : la pensée de Saint Augustin (354-430) et
celle de Descartes (1596-1650). La critique nietzschéenne de la
philosophie morale occidentale est considérée comme une référence
importante de la pensée d’Adorno. Il s’agit d’expliciter la portée
pédagogique inscrite dans toute activité philosophique, ce qui est
discuté par Adorno dans sa théorie critique de la philosophie et de la
morale. On indique ainsi le besoin d’une considération dialectique dans
le champ d’action pédagogique.