Smartphones no Ensino de Física: elementos para escolha de aplicativos para atividades experimentais

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Smartphones no Ensino de Física: elementos para escolha de aplicativos para atividades experimentais

Ano: 2024 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: F. C. Ferreira, A. J. A. Cruz
Autor Correspondente: F. C. Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: smartphones, ensino de física, atividades experimentais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Atividades experimentais são, reconhecidamente, elementos importantes para a aprendizagem da Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior. No entanto, as escolas de educação básica, em geral, não possuem estrutura física, na forma de equipamentos e espaços adequados, para a execução de experimentos e demonstrações. Uma alternativa para contornar esse obstáculo é o uso de aplicativos para smartphones que registrem e permitam analisar dados tanto de experiências simuladas quanto reais. Visando a oferta razoável de aplicativos disponíveis, o objetivo deste trabalho é promover a discussão teórica a respeito de alguns elementos a serem considerados na escolha dos mesmos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por oferecer uma visão abrangente do tema. A busca por artigos foi feita no Google Acadêmico, usando palavraschave específicas e abrangendo o período de 2009 a 2021. Dezesseis artigos foram selecionados e analisados criticamente, resultando nos seguintes temas: referencial teórico, gamificação, usabilidade e trabalho colaborativo. Esperamos que estes temas auxiliem os professores a selecionar aplicativos para tornar as atividades experimentais mais significativas.



Resumo Inglês:

Experimental activities are acknowledged as important elements for learning Physics, both in basic education and in higher education. However, basic education schools, in general, do not have the physical structure, in the form of adequate equipment and spaces, to carry out experiments and demonstrations. One alternative to overcome this obstacle is the use of smartphone apps that record and allow data analysis from both simulated and real experiments. Aiming at the reasonable offer of available apps, the objective of this work is to promote the theoretical discussion about some elements to be considered in their choice. For this, bibliographic research was carried out, as it offers a comprehensive view of the theme. The search for articles was done in Google Scholar, using specific keywords, and covering the period from 2009 to 2021. Sixteen articles were selected and critically analyzed, resulting in the following themes: theoretical framework, gamification, usability, and collaborative work. We hope that these themes will help teachers to select apps to make experimental activities more meaningful.



Resumo Espanhol:

Las actividades experimentales son reconocidas como elementos importantes para el aprendizaje de la Física, tanto en la educación básica como en la educación superior. Sin embargo, las escuelas de educación básica generalmente carecen de estructura física, en forma de equipos y espacios adecuados, para la realización de experimentos y demostraciones. Una alternativa para superar este obstáculo es el uso de aplicaciones para smartphones que registren y permitan el análisis de datos tanto de experimentos simulados como reales. Con el objetivo de ofrecer una selección razonable de aplicaciones disponibles, el objetivo de este trabajo es promover la discusión teórica sobre algunos elementos a considerar en su elección. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica, proporcionando una visión integral del tema. La búsqueda de artículos se realizó en Google Académico, utilizando palabras clave específicas y abarcando el período de 2009 a 2021. Se seleccionaron y analizaron críticamente dieciséis artículos, lo que resultó en los siguientes temas: marco teórico, gamificación, usabilidad y trabajo colaborativo. Esperamos que estos temas ayuden a los profesores a seleccionar aplicaciones para hacer que las actividades experimentales sean más significativas.