Sobre as aulas de Educação Física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?

Revista Profissão Docente

Endereço:
Avenida Nenê Sabino - 1801 - Olinda
Uberaba / MG
38055500
Site: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/index
Telefone: (34) 3319-8811
ISSN: 1519-0919
Editor Chefe: Marilene Ribeiro Resende
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Sobre as aulas de Educação Física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?

Ano: 2020 | Volume: 20 | Número: 43
Autores: L.B Kawashima, E.C.Moreira
Autor Correspondente: L.B Kawashima | [email protected]

Palavras-chave: Prática pedagógica, Conteúdos da Educação Física, Ensino Fundamental e Médio.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária do IFMT – campus São Vicente, MT obtidos durante o Ensino Fundamental, especificamente sobre o que aprenderam, o significado e a importância atribuída pelos alunos às aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa diagnóstica, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas sobre as aula de Educação Física. A análise de dados baseou-se na análise descritiva apresentada por Soriano (2004), realizada por meio de dois processos: análise individual de perguntas e análise descritiva geral. Os resultados apontaram que os alunos gostavam das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, associando-as, principalmente, ao esporte e ao divertimento. Porém, um número expressivo de alunos não gostava das aulas por entenderem que estas eram repetitivas, a maior parte delas associada ao esporte ou simplesmente ao não fazer nada. Os alunos indicaram os conteúdos predominantes das aulas, novamente tendo os esportes coletivos como destaque, além de evidenciarem a prática pedagógica de seus professores, indicando que tiveram uma formação limitada em relação aos conhecimentos da Educação Física no Ensino Fundamental.