Este trabalho traz uma discussão sobre o processo de inserção de Artes como uma disciplina obrigatória no currículo das escolas de ensino fundamental no Brasil, abordando transformações ocorridas no campo durante este processo e fazendo articulações com os estudos da história das disciplinas escolares de Ivor Goodson. Entendendo o currículo como um espaço‐tempo de negociação e disputas, as ideias de Bernstein sobre autonomia, relações de poder e controle nas disciplinas, foram trazidas para pensar o modo como Artes esteve e está inserida no currículo escolar, como ela se estrutura e se articula ao contexto pedagógico e as tensões que configuram a relação entre Artes e outras disciplinas. Argumentamos que os sentidos construídos por meio de políticas, de sistemas de culturas e discursos que são atribuídos aos diferentes saberes e práticas escolares geram conflitos e disputas que são ressignificados e recontextualizados por professores e alunos e, neste sentido, Artes ainda ocupa um lugar desprivilegiado no currículo escolar brasileiro.
This work shed light into the discussion about the inclusion of Art as a mandatory discipline in the curriculum of elementary schools in Brazil. It focus basically on the transformations occurred in this area during this insertion process and also articulates these changes with historiography studies on school disciplines carried out by Ivor Goodson. By understanding the curriculum as an arena of time‐and‐space for negotiation and disputes, we have brought the ideas of Bernstein about autonomy, power relationships and discipline control in order to think the way that Arts was and is inserted nowadays into the scholar curriculum. Also, our aim is to understand how Art is structured and the way that it articulates itself with the pedagogic context and tensions formed by the relationship between Arts and the other disciplines. We argue that senses constructed by political means, by culture systems and discourses that are attributed to different knowledge and school practices produce conflicts and disputes that are redefined and recontextualized by teachers and students and, in this sense, Arts is still placed in an unprivileged space in the scholar brazilian curriculum.
Este trabajo trae una discusión sobre el proceso de inserción de las artes como disciplina. obligatorio en el plan de estudios de las escuelas primarias en Brasil, abordando las transformaciones ocurrieron en el campo durante este proceso y articulando con el estudios de la historia de las asignaturas escolares de Ivor Goodson. Entendiendo el currículo como un espacio-tiempo de negociación y disputas, las ideas de Bernstein sobre autonomía, relaciones de poder y control en las disciplinas, fueron llevados a pensar como era el arte y insertado en el currículum escolar, cómo está estructurado y articulado al contexto pedagógico y Las tensiones que configuran la relación entre las artes y otras disciplinas. Nosotros sostenemos que significados construidos a través de políticas, sistemas de culturas y discursos que son atribuido a diferentes conocimientos y prácticas escolares generan conflictos y disputas que son re-significados y recontextualizados por profesores y alumnos y, en este sentido, las artes todavía ocupa un lugar privilegiado en el currículum escolar brasileño.