O presente artigo tem como objetivo analisar as representações cunhadas acerca do corpo pelos pensadores cristãos canônicos dos primeiros séculos, durante à Antiguidade Tardia e pelas religiões ditas pagãs opostas ao movimento cristão. Nesse sentido, discutiremos como era visto o corpo na sociedade romana republicana e do Império, assim como na Antiguidade Tardia, uma vez que com o advento do Pecado Original esse corpo passou a ser relegado à margem da sociedade e depreciado sob o viés da concupiscência da carne. Ademais, investigaremos a maneira como o imaginário cristão tardo-antigo gramaticalizou o corpo no âmbito das demais práticas e prédicas sociais, assim como a sua função predicada ao mesmo na instituição do casamento.
The present article aims to analyze the representations of the body in Roman society according to the discourses propagated by canonical Christian thinkers of the first centuries, during Late Antiquity, and the supposed pagan religions opposed to Christianity. Thus, we will discuss how the body was seen in Roman republican and imperial society, as well as in Late Antiquity, considering that, with the advent of the Original Sin, said body was relegated to the margins of society and depreciated under the aspect of the concupiscence of the flesh. In addition, we will investigate the way in which the Christian imaginary of Late Antiquity has grammaticalized the body within the framework of the other social practices and rules, as well as the role attributed to it in the institution of marriage.
Este artículo objetiva analizar las representaciones del cuerpo construidas por los pensadores cristianos canónicos de los primeros siglos, durante la Antigüedad Tardía, y por las religiones paganas opuestas al movimiento cristiano. En este sentido, discutiremos como se veía el cuerpo durante los periodos de la República, del Imperio y de la Antigüedad Tardía, puesto que con el advenimiento de la idea del Pecado Original, el cuerpo pasó a ser marginalizado y despreciado bajo la mirada de la concupiscencia de la carne. Además, investigaremos cómo el imaginario cristiano de la Antigüedad Tardía ha gramaticalizado el cuerpo en las demás prácticas y prédicas sociales, así como el rol que le ha atribuido en la institución matrimonial.