Canções cÃvico-patrióticas estiveram presentes no cotidiano escolar durante os anos de
1930 e 1940, com caráter obrigatório, para despertar sentimentos de brasilidade na
população do paÃs. O Curso Normal buscava estimular os futuros professores à prática
dos cantos cÃvicos, com objetivo de torná-los formadores do novo cidadão brasileiro.Portanto, este artigo busca fazer reflexões sobre vestÃgios de uma cultura escolar expressa
em letras e partituras de canções escolares encontradas em cadernos de normalistas
do Instituto de Educação de Florianópolis e partituras em folhas soltas compostas por
estudantes e professores do referido curso. Também são analisadas canções entoadas
por protagonistas que sentaram nos bancos escolares dessa instituição educativa, e o
programa da disciplina de Canto Orfeônico. As canções estão carregadas de significados
e representações da realidade, no sentido utilizado por Roger Chartier (1990). Essas
representações e sentidos fazem parte da construção da história de determinada cultura
escolar em que a música foi utilizada estrategicamente para despertar sentimentos
cÃvico-patrióticos. As informações apresentadas neste trabalho foram cedidas por depoentes
que vivenciaram aquele momento histórico (1937-1945). O trabalho é resultado
parcial de uma pesquisa de uma tese doutoral que investigou o uso da música nas escolas
catarinenses durante o Estado Novo.
Civic and patriotic songs have been present in daily school life during the past decades of
30 to 40, they were obligatory in order to arouse feelings of Brazilianness in the population
of this country. The Education Course sought to stimulate the future teachers to practice
the civic songs in order to turn them into trainers of the new Brazilian citizen. This way,
this article attemps to make considerations on traces of a school culture expressed in lyrics
and scores of school songs found in notebooks of students in the Institute of Education
of Florianopolis and scores in single sheets composed by students and teachers of that
course. Songs sung by protagonists who seated on the school benches in that educational
institution were also analyzed, as well as the program of the Orpheonic Song subject. The
songs are filled with meanings and representations of reality, in the sense used by Roger
Chartier (1990). These representations and meanings are part of the history construction
of a particular school culture in which music would be strategically used to awaken civic
and patriotic feelings. The information presented in this work was conceded by respondents
who have experienced that moment in history (1937-1945). This article is the partial result of a research of a doctoral thesis, which researched on the use of music in schools of
Santa Catarina during the ‘Estado Novo’ period.