Students learning with Interactive Virtual Math: an exploratory study in the classroom

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ISSN: 2594-3901
Editor Chefe: Andresa Maria Justulin
Início Publicação: 05/10/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Students learning with Interactive Virtual Math: an exploratory study in the classroom

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Sônia Palha
Autor Correspondente: Sônia Palha | [email protected]

Palavras-chave: Students learning, Interactive Virtual, Math, classroom

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Matemática Virtual Interactiva (Iteractive Virtual Math - IVM) é uma ferramenta digital de visualização para apoiar a aprendizagem de gráficos de eventos dinâmicos no ensino secundário. Na versão protótipo, os alunos constroem um gráfico e tentam melhorá-lo e com o feedback da ferramenta. Numa experiência de investigação que envolveu quatro turmas de ensino secundário e terciário e seus professores de matemática, investigamos como os alunos usaram a ferramenta na sala de aula. Neste estudo, focamo-nos na experiência de aprendizagem dos alunos e nos resultados que possam fornecer orientações para o desenvolvimento futuro da ferramenta. Os dados analisados consistem em questionários e observações de sala de aula. Um dos resultados principais é que alunos, em diferentes níveis escolares, consideram a ferramenta útil para construir ou melhorar representações gráficas e contribui para a sua compreensão do tema. As características da ferramenta que mais ajudaram os alunos foram a construção dos gráficos e a obtenção de feedback sobre o seu próprio gráfico entregue no final. Outro resultado são que os alunos conseguem trabalhar de forma independente com a ferramenta e novo conhecimento sobre as características da ferramenta que são atraentes para os alunos ou que precisam ser melhoradas.



Resumo Inglês:

Interactive Virtual Math (IVM) is a visualization tool to support secondary school students’ learning of graphs by dynamic events. In the prototype version students construct a graph and try to improve it themselves and with the feedback of the tool. In a small-scale experiment, which involved four classes at secondary and tertiary education and their mathematics teachers we investigated how the students used the tool in the classroom. In this study we focus on the students learning experience and the results are expected to provide knowledge and directions for further development of the tool. The corpus data consists of self-reported questionnaires and lessons observations. One main finding is that students, at different school levels, find the tool useful to construct or improve graphical representations and it can help to get a better understanding of the subject. The tool features that helped students most were the self-construction of the graphs and to get feedback about their own graph at the end. Other findings are that the students can work independently with the tool and we know more about the tool features that are attractive or need to be improved.