A Teoria dos Jogos Empresariais como Estratégia de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Administração de Empresas

Revista Práxis

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ISSN: 2176-9230
Editor Chefe: Ronaldo Figueiró Portella Pereira
Início Publicação: 10/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A Teoria dos Jogos Empresariais como Estratégia de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Administração de Empresas

Ano: 2014 | Volume: 6 | Número: 12
Autores: Marcello Silva e Santos, Marcos Antonio Ribeiro Andrade, Leticia Souza Romão, Maristela Gonçalves
Autor Correspondente: Marcello Silva e Santos | [email protected]

Palavras-chave: Jogos simulados. Visão baseada em recursos. Capacidades dinâmicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos sempre estiveram presentes na história do homem, tendo surgido como estratégia para simulação de guerra. No entanto, como instrumento de aprendizagem somente foram percebidos em 1957 nos Estados Unidos. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da metodologia de ensino por meio dos jogos de empresas para formação gerencial e estratégica dos acadêmicos de Administração, através da Visão Baseada e Recursos (RBV) e das Capacidades Dinâmicas, com ferramentas geradoras de vantagem competitiva, visto que o cenário contemporâneo vem exigindo profissionais que gerem valor e posicionamento de mercado para as organizações. Concentrou-se esse estudo no dilema: conhecimento teórico e desempenho prático, o que deveria prevalecer? Isso foi feito resgatando os estudos feitos por autores de renome sobre o tema Jogos de Empresas. Com isso, estudos demonstram que o jogo simulado, ao recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propicia aos alunos novas experiências e novas habilidades, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado pelas Universidades particulares de Volta Redonda. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo descritivo, na forma de um estudo exploratório, com análise de casos múltiplos. Os resultados demonstram que não havia correlação entre altos conhecimentos teóricos e melhores desempenhos na prática, porém o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais estão constantemente presentes durante o processo de treinamento por meio do jogo simulador.



Resumo Inglês:

Games have always been used as a simulation tool throughout men´s history, starting off from those known as “war games”. However, it was reported that they were first used as a learning aid in 1957 in the United States of America. This study aims to demonstrate the importance of business games as a methodology for management-related academic training. This strategy relates to Resourse-Based View (RBV) and Dynamic Capabilities models, used for companies in search of competitive advantage. Plus, today´s markets and organizations require value-added, highly competitive-minded professionals. Thus, this study focused in an interesting dilemma: pursuing purely theoretical knowledge or applying practical hands-down action, what should prevail? A bibliographical review was performed in order to bring up recent studies on business games from knowledgeable authors. Then, it was correlated to recent developments in private colleges in the city of Volta Redonda, in where such techniques were applied to recreate a business environment. In terms of research methodology, this study was based on an exploratory analysis of multiple cases, in a descriptive qualitative research format. Initial results show no correlation between massive theoretical knowledge and real world managerial performance. On the other hand, during simulation games it was possible to monitor and constantly verify students abilities and management attitudes, suggesting the method to be very effective in those matters.