Nesse trabalho analisamos as concepções sobre a figura do cientista bem como seu local de trabalho, que foram expressas por meio de desenhos feitos por alunos de diferentes períodos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Piauí. Fica marcante a presença de concepções estereotipadas e repletas de clichês sobre o cientista onde ele é visto como uma pessoa totalmente diferente das demais. É proposta a inserção de estudos sobre a Natureza da Ciência como forma de tentativa de superar essas e outras concepções.
In this paper we analyze the conceptions about scientist’s figure as well as your workplace, which were expressed through drawings made by students from different periods of Degree Course in Physics from the Universidade Federal do Piauí. It is remarkable the presence of stereotyped conceptions and full of clichés about the scientist where he’s seen as a totally different person from the others. It is proposed to insert studies on the Nature of Science as a way to attempt to overcome these and other conceptions.
En este trabajo se analizan las concepciones de la figura del científico, así como su lugar de trabajo, que se expresan a través de dibujos realizados por alumnos de diferentes períodos de la Licenciatura en Física de la Universidad Federal de Piauí. Es notable la presencia de concepciones estereotipadas y llenas de clichés sobre el científico en el que se ve como una persona completamente diferente de las otras. Se propone que la inclusión de los estudios sobre la naturaleza de la Ciencia como una manera superar estas y otras concepciones.