Um Modelo Social e Colaborativo para Extensão de Conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

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ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Um Modelo Social e Colaborativo para Extensão de Conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: T. Brant-Ribeiro, I. E. S. Mendonça, R. D. Araújo, M. M. Mendes, F. A. Dorça, R. G. Cattelan
Autor Correspondente: T. Brant-Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: extensão de conteúdo educacional, aprendizagem colaborativa, mídias digitais, computação ubíqua, ambientes educacionais ubíquos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa. 



Resumo Inglês:

This  work  presents  a softwarearchitecture  model  that  supports content  extension activities in Ubiquitous  Learning  Environments. As  a  proof  of  concept,we  employed  this model  to  build a Web application that allows  the  creation  of comments  and  multimedia contentrating. This application was integrated to the Classroom eXperience platform and its use  was assisted over two semesters. We  applied  an adaptation of the Technology Acceptance Model to examinereceptivity and impact of the new features over students. As a result, themodule was well received by users, who accessed the platform more than before. This incentive also contributed to  increase student performances, showing that  interactive features encourages collaborative learning and promotes teaching/learning processes in the educational field.