UMA ABORDAGEM SOBRE CURRÍCULO E TEORIAS AFINS VISANDO À COMPREENSÃO E MUDANÇA

Revista Espaço do Currículo

Endereço:
Via Expressa Padre Zé - S/N - Cidade Universitária
João Pessoa / PB
58900-000
Site: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec
Telefone: (83) 3043-3170
ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

UMA ABORDAGEM SOBRE CURRÍCULO E TEORIAS AFINS VISANDO À COMPREENSÃO E MUDANÇA

Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Shirley Cristina Lacerda Malta
Autor Correspondente: Shirley Cristina Lacerda Malta | [email protected]

Palavras-chave: currículo, educação, conteúdo, relações de poder, prática

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Para melhor compreensão do significado do currículo no processo educacional é necessário conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos. A proposta deste trabalho é realizar uma abordagem sobre currículo e as teorias sobre ele, as suas principais questões e como as mesmas interferem em nossa prática. Por meio delas, podemos perceber a educação sob uma nova perspectiva, com uma visão mais ampla para além dos objetivos apenas de transmissão de conteúdos, bem como compreender que o currículo é cheio de intenções e significados, que compreende relações de poder e de espaço, envolvendo aquilo que somos e em que nos tornamos.



Resumo Inglês:

In order to achieve a better understanding the meaning of curriculum within the educational process, it is necessary to know the paths trailed by its studies. The objective of this article is to approach about curriculum and the theories which focus on it. Its main issues and how they interfere in our practice. Through them we can notice the education under a new bias, with a wider view, which goes beyond of the objectives of content transmition, as well to understand that curriculum has plenty of meanings and intentions that is understand as relations of space and power, involving what we are and what we can become.



Resumo Espanhol:

 

Para melhor compreensão do significado do currículo no processo educacional é needário conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos. A proposta deste trabalho é realizar un abordaje sobre el currículo e como teorías sobre ele, como suas principales preguntas e como as mesmas interferem em nossa prática. Por meio delas, podemos percibir una educación sob uma nova perspectiva, com uma visão mais ampla para além dos objetivos apenas de transmisión de contenidos, bem como compreender que o currículo é cheio de intenções e significados, que componende relações de poder e de espaço, envolvendo aquilo que somos e em que nos tornamos.