Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar onze projetos desenvolvidos no Scratch, por professores participantes de um curso de extensão. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a observação participante e um questionário para identificação do perfil profissional dos cursistas. Como critérios de análise foram selecionados parâmetros construtivistas e ergonômicos, previamente propostos por outros pesquisadores. Notou-se que, apesar de a programação no software ocorrer em uma abordagem construcionista, não existe garantia da presença de recursos construtivistas, a não ser que sejam observadas características específicas na construção dos projetos. Além disso, o Scratch facilita apenas parcialmente a programação de projetos com ergonomia apropriada, particularmente sobre a navegabilidade.
This article reports the results of a research that aimed to analyze eleven projects developed in Scratch by professors that were participating in an extension course. Through a qualitative approach, participant observation and a questionaires were used to identify the students' professional profile. As the criteria of analysis were selected constructivist and ergonomic parameters, previously proposed by other researchers. It was noticed that, although software programming occurs in a constructionist approach, there is no guarantee of the presence of constructivist resources, unless specific characteristics are observed in the construction of the projects. In addition, Scratch only partially facilitates the programming of projects with appropriate ergonomics, particularly about the navigability.