Uma reflexão sobre o componente ilógico do brincar – experiência estética... mobílias mutantes nos arranjos do vivido

Quaestio

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ISSN: 2177-5796
Editor Chefe: Alda Regina Tognini Romaguera
Início Publicação: 06/05/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Uma reflexão sobre o componente ilógico do brincar – experiência estética... mobílias mutantes nos arranjos do vivido

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 3
Autores: M. D. Trevisan
Autor Correspondente: M. D. Trevisan | [email protected]

Palavras-chave: brincar, crianças, estética, signo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho se inspirou na observação de crianças de quatro anos brincando em um laboratório de ludicidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Chama a atenção o fato de os pequenos tenderem a desmanchar os cantos temáticos, misturando os brinquedos, dentre outras ações pouco comuns ao olhar pedagógico. Em que pese tal percepção, o texto afirma que a natureza irracional e suprabiológica do jogo geralmente não é abordada pelas teorias educacionais, herdeiras da modernidade logocêntrica. Para contribuir com respostas teóricas ao problema, elaborou-se uma reflexão semiótica do brincar, demonstrando-se que os signos desta experiência não apresentam identidade fixa, fundamento de todo discurso racional. Com o percurso reflexivo, pretende-se ampliar as abordagens sobre a ludicidade, considerando sobretudo sua natureza estética e sígnica.



Resumo Inglês:

The present work was inspired by the observation of four years old children, playing in a ludicity laboratory in Rondonópolis, Mato Grosso. It draws attention to the fact that the children tend to dismantle the thematic places, mixing the toys, among other uncommon actions, to the pedagogical look. In spite of such perception, the text affirms that the irrational and suprabiological nature of the game is not usually approached by educational theories, heirs of logocentric modernity. To contribute with theoretical answers to this problem, a semiotic reflection of play was elaborated, demonstrating that the signs of this experience do not present fixed identity, wich is the basis of the all rational discourse. Along the reflexive course, we intend to broaden the approaches to ludicity, considering above all its aesthetic and signic nature.