No cenário pandêmico vivenciado, instituições de ensino precisaram transpor o ensino presencial parao remoto,o que provocou novos pensamentos e propostas para subsidiar o ensino e aprendizagem deQuímica. Por isso, a fim de tornar esse ensino um pouco menos cansativo,este trabalho mostra a elaboração eaaplicação de jogos digitais dentro de uma sequência didática,utilizandoferramentas de ensino motivadoras para aprendizagem e discussão dos conceitos de Química contextualizados à Química Forense. A proposta metodológica envolveu sessentaalunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF)e a contribuição pedagógica foi analisada por meio de questionários. Esses jogos,elaborados nos moldes do Ensino Remoto,objetivavam revisar, fixar e consolidar o conhecimento adquirido ao longo do 1º Trimestre do ano de 2021. Os resultados evidenciaram a importância eanecessidade de se adotaremdiferentes metodologias ativas para uma aprendizagem mais significativa em Ciências, como o desenvolvimento de jogos, já que esses semostraram bastante eficazes na construção de um conhecimento químico mais abrangente, sólido e significativo, além de terem estimulado o raciocínio lógico do educando, a participação ativa nas atividades propostas e o interesse em aprender mais a Química.
In the pandemic scenario,educationalinstitutions needed to transpose classroom teaching to remote teaching, which provoked new thoughts and proposals to support the teaching and learning of Chemistry. Therefore, in order to make this teachinga little less tiring, this work shows the development and application of digital gameswithin a didactic sequenceusingmotivating teaching tools for learning and discussing Chemistry concepts contextualized to Forensic Chemistry. The methodological proposal involved 60 students from the 2ndgrade of high school at Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF) and the pedagogical contribution was analyzed through questionnaires. These gamesdesigned in the Remote Educationmoldaimed to review, fix,and consolidate the knowledge acquired during the 1stQuarter of 2021. The results showed the importance and need to adopt different active methodologies for a more significant learning in Science, such as the development of games, as they proved to be quite effective in building a more comprehensive, solid,and meaningful chemical knowledge, in addition to having stimulated the student's logical reasoning, active participation in the proposed activities,and interest in learning more about chemistry.
En el escenario pandémico vivido, las instituciones educativas necesitaban transponer la enseñanza presencial a la teleeducación, lo que provocó nuevas reflexiones y propuestas para apoyar la enseñanza y el aprendizaje de la Química. Por tanto, para que esta enseñanza sea un poco menos agotadora, este trabajo muestra el desarrollo y aplicación de los juegos digitales, dentro de una secuencia didáctica, utilizandoherramientas didácticas motivadoras para el aprendizaje y la discusión de conceptos de Química contextualizados a la Química Forense. La propuesta metodológica involucró a 60 estudiantes de 2º de Bachillerato del Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF) y seanalizó el aporte pedagógico a través de cuestionarios. Estos juegos, diseñados en el molde de la Educación Remota, tenían como objetivo revisar, arreglar y consolidar los conocimientos adquiridos durante el 1er Trimestre de 2021. Los resultados evidenciaron la importancia ynecesidad de adoptar diferentes metodologías activas para un aprendizaje más significativo en Ciencias, como desarrollo de juegos, ya que demostraron ser bastante efectivos en la construcción de un conocimiento químico más integral, sólido y significativo, además de haber estimulado el razonamiento lógico del alumno, la participación activa en las actividades propuestas y el interés por aprender más sobre química.