O audiovisual tem se transformado, na última década, em locus de participação
polÃtica para diversos movimentos populares, coletivos e Pontos de Cultura.
Concomitantemente à atuação desses grupos, o Ministério da Cultura e a
Secretaria do Audiovisual têm fomentado programas destinados à chamada
“inclusão audiovisualâ€, num contexto onde a cultura é associada a um forte
recurso de empoderamento de minorias polÃticas. A relação estabelecida entre
sociedade civil e sociedade polÃtica, nessa conjuntura, consiste no alvo das
reflexões sociológicas do presente artigo, que buscou enfatizar novas formas
de compreensão das polÃticas culturais, a partir da experiência do Festival
Audiovisual Visões Periféricas e do Fórum de Experiências Populares em
Audiovisual (Fepa).
The audiovisual sector has been transformed in the last decade, the locus of political
participation for many popular movements, collectives, and Pontos de Cultura.
Concomitantly with the actions of these groups, the Ministério da Cultura and
Secretaria do Audiovisual has promoted programs for the so-called “inclusion
audiovisual†in a context where culture is associated with a strong feature of
empowerment of political minorities. The relationship between civil society and
political society, at this juncture, is the focus of sociological reflections of this article,
which sought to emphasize new ways of understanding the cultural politics, from
the experience of Festival Audiovisual Visões Periféricas and Fórum de Experiências
Populares em Audiovisual (Fepa).