O recente movimento social surgido no Chile em outubro de 2019 deu origem a uma série de intervenções poéticopolíticas nas ruas de diferentes cidades do país, às vezes transformando efêmeras o ritmo da cidade e a vida de seus habitantes. O caso da cidade de Valparaíso, onde a repressão policial foi das mais terríveis, concentra grande atenção, devido às múltiplas intervenções que foram realizadas para exigir uma mudança de vida no país. Neste artigo, propomos fazer uma cartografia dessas intervenções, analisando três linhas dessas poéticas que configuraram um novo campo de possibilidades, em primeiro lugar, das inscrições nas paredes da cidade; segundo, performances de mulheres; para terminar com novos slogans para uma nova vida nas marchas e manifestações.
The recent social movement that emerged in Chile in October 2019 gave rise to a series of poetic-political interventions in the streets of different cities in the country, sometimes ephemerally transforming the rhythm of the city and the lives of its inhabitants. The case of the city of Valparaíso, where the police repression was one of the most terrible, concentrates great attention, due to the multiple interventions that were carried out to demand a change of life in the country. In this article we propose to carry out a cartography of these interventions, analyzing three lines of these poetics that configured a new field of possible, firstly, the inscriptions on the city walls; second, performances by women; to end with new slogans for a new life in the marches and demonstrations.
El reciente movimiento social surgido en Chile en octubre de 2019 dio lugar a una serie de intervenciones poéticopolíticas en las calles de distintas ciudades del país, transformando a veces de manera efímera el ritmo de la ciudad y la vida de sus habitantes. El caso de la ciudad de Valparaíso, donde la represión policial fue una de las más terribles, concentra gran atención, debido a las múltiples intervenciones que se llevaron a cabo para pedir un cambio de vida en el país. En este artículo nos proponemos realizar una cartografía de estas intervenciones, analizando tres líneas de estas poéticas que configuraron un nuevo campo de posibles: las inscripciones en los muros de la ciudad; performances feministas; y nuevas consignas para una nueva vida colectiva.