O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB E A RELAÇÃO INTERPARES: PROCESSOS DE INTERDEPENDÊNCIA SOCIAL, COGNITIVA E AFETIVA

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB E A RELAÇÃO INTERPARES: PROCESSOS DE INTERDEPENDÊNCIA SOCIAL, COGNITIVA E AFETIVA

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Luciana Ramos Rodrigues de CARVALHO Francismara Neves de OLIVEIRA
Autor Correspondente: Luciana Ramos Rodrigues de CARVALHO | [email protected]

Palavras-chave: Jogo de regras. Processos cognitivos. Jean Piaget.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos de regras no aporte teórico piagetiano são considerados meios de compreender e intervir nos processos cognitivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo, com o objetivo de identificar processos cognitivos em situações de interação inter pares por meio do jogo de regras Rummikub. Participaram doze alunos que do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Londrina-PR, participantes da sala de apoio à aprendizagem. Os alunos participantes da amostra tinham entre 11 e 13 anos no momento da coleta de dados. O instrumento empregado foi o jogo de regras Rummikub em 5 sessões, sendo duas consideradas avaliativas. Filmamos os lances e os registramos em formulário que representava o tabuleiro. As Sessões de Jogo oportunizaram o estudo dos deslocamentos espaço-temporal. Os resultados indicaram que os deslocamentos espaço-temporais implicam o domínio das propriedades do jogo (peças, tabuleiro, mesa e regras) e permitem coordenações mais elaboradas, na medida em que o jogador avança na capacidade de coordenar observáveis e elaborar jogo de conjunto. Os dados permitiram ponderar sobre a oportunização da construção de processos cognitivos por meio de jogos em alunos que frequentam programas de apoio à aprendizagem escolar.