TELEVISÃO DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEÚDO COMPLEMENTAR AO ENSINO

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

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ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

TELEVISÃO DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEÚDO COMPLEMENTAR AO ENSINO

Ano: 2012 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Maicon Ferreira de SOUZA José Luis BIZELLI
Autor Correspondente: Maicon Ferreira de SOUZA | [email protected]

Palavras-chave: Roteiro. Educação à distância. Televisão digital. Conteúdo educativo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho teve por finalidade desenvolver um protótipo de conteúdo educativo utilizando os recursos da TV Digital Interativa. No texto, são apresentadas as características da televisão digital interativa aberta como meio complementar para a educação. A metodologia utilizada é composta de quatro fases: dedução, análise, indução e síntese. Sua concepção toma como problema a necessidade expressa pela Unesco sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a educação, bem como a possibilidade de aplicação da televisão digital em um processo educativo. O conteúdo é estruturado em formato de quiz, um tipo de jogo de perguntas e respostas utilizado como meio de educação não formal a alunos de ensino médio. O protótipo desenvolvido nesse trabalho é apresentando como roteiro e mapa estrutural, levando em conta as atividades e rotinas necessárias para seu funcionamento nos ambientes testados, eclipse, virtual set-topbox e Developer Box. As práticas de prototipação foram realizadas em NCLua, tendo como base o middleware Ginga. Como resultado, avalia-se que, de fato, o Ginga ofereceu suporte suficiente para realizar a tarefa, proporcionando características de interação para veiculação do conteúdo proposto, no momento da prática real.