CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA PERMEADA PELO USO DE TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA PERMEADA PELO USO DE TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO

Ano: 2013 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: José Wilson da COSTA Mariana Bethonico Muniz GUIMARÃES Márcia Gorett Ribeiro GROSSI
Autor Correspondente: José Wilson da COSTA | [email protected]

Palavras-chave: Conhecimento. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Construtivismo e prática pedagógica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.