A SEXUALIDADE COMO PATRIMÔNIO PESSOAL E CULTURAL: UMA PORTA ABERTA POR MARABÁ DE AMOEDO NA PERSPECTIVA DO MUSEU COMO ESPAÇO EDUCATIVO E INTERCULTURAL

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

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ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A SEXUALIDADE COMO PATRIMÔNIO PESSOAL E CULTURAL: UMA PORTA ABERTA POR MARABÁ DE AMOEDO NA PERSPECTIVA DO MUSEU COMO ESPAÇO EDUCATIVO E INTERCULTURAL

Ano: 2015 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: Margarete Zacarias Tostes de ALMEIDA Maria Amélia Gomes de Souza REIS
Autor Correspondente: Margarete Zacarias Tostes de ALMEIDA | [email protected]

Palavras-chave: Sexualidade. Educação. Museu. Patrimônio. Interculturalidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo teve como mote a análise crítico-interpretativa da obra Marabá, de Rodolpho Amoedo, com foco na compreensão da maneira como o corpo feminino sexualizado agregou representações simbólicas do imaginário sociocultural brasileiro do século XIX com suas projeções e seus desdobramentos nas relações entre educação, sexualidade e interculturalidade nos sujeitos contemporâneos. Neste sentido, objetivou-se compreender o papel da sexualidade imbricada à mestiçagem como construtora de sujeitos sexuais a partir da educação não-formal realizada nos museus, bem como realizar a leitura do corpo sexualizado de “Marabá”, partindo da ideia de um etnoconhecimento para o etnorreconhecimento, situar, interculturalmente, a obra musealizada “Marabá” no contexto da educação do corpo pelo patrimônio pessoal e sociocultural. Pesquisa de natureza qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados “Grupo Focal”. Para análise privilegiou-se concepções semióticas para se ler a obra pictórica “Marabá” de Rodolpho Amoedo no campo de Museu e Patrimônio. Concluiuse que, através dos respondentes do Grupo Focal, o corpo feminino e sexualizado foi reconhecido como patrimônio pessoal e sociocultural, tendo a mestiçagem aliada à sexualidade como marca identitária mais contundente que confere ao corpo mestiço o valor de patrimônio mais genuíno e relevante da nação brasileira