Este texto tem por objetivo problematizar a produção cultural dos sujeitos professores da educação profissional e tecnológica que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O debate se dá na análise de um dispositivo – a formação continuada de professores – e efeitos que as ações desse dispositivo produzem: o controle dos sujeitos envolvidos com o programa. As análises aqui apresentadas são desdobramentos da produção de dados de uma pesquisa de mestrado1, com aporte teórico centrado nas contribuições de Michel Foucault, em articulação com o pensamento de outros autores que, como ele, debruçam-se sobre as formas de governo e de constituição dos sujeitos em nossa cultura. Dentre os mecanismos de saber/poder utilizados pelo dispositivo como estratégias de governo, selecionam-se o exame e a confissão (FOUCAULT, 1987, 2011). Procura-se mostrar como o professor se constitui sujeito objetivado pelo discurso do dispositivo e subjetivado por suas resistências às estratégias desse mesmo dispositivo. Entende-se, igualmente, com Hall (1997) que as práticas sociais, na medida em que dependam do significado para funcionarem e produzirem efeitos, são discursivas. Logo, o governo das condutas se dá nas relações entre cultura e poder. Problematiza-se, nesse processo, a constituição do professor enquanto sujeito ético em relação com o código moral que lhe é prescrito culturalmente.
This text intends to render problematic the cultural production of the teacher subject of the professional and technological education who works with young and adults education in a campus of the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). The discussion is in the analysis of a dispositive – the teacher continuated formation – and the eff ects that has been produced by this dispositive: the control of the subjects who are envolved with the program. The analysis that are presented here are developments of the data production of a dissertation, with theorical support in the contributions of Michel Foucault, in articulation with another authors who, like him, has been study about the forms of government and subjects constitution in our culture. From among the knowledge/power mechanisms that has been used by the dispositive as government strategies, it has been selecionated the examination and the confession (FOUCAULT, 1987 and 2011). It looks for to show how the teacher constitutes oneself in a subject objectifyed by the dispositive speech and subjectifyed by his resistances to the dispositive strategies. It’s understand, equally, with Hall (1997) that social practices, while depend of the meaning to work and produce efects, they are discursives. Therefore, the government of conduct occurs in the relationship between culture and power. If problematizes, in the process, the constitution of the teacher as subject ethics in relation to the moral code that it is culturally prescribed.
Este texto tiene como objetivo discutir la producción cultural de los profesores de las materias de la educación profesional y tecnológica que trabajan con jóvenes y Educación de Adultos (EJA) en un campus del Instituto Federal de Río Grande del Sur (IFSul). El debate se lleva a cabo en el análisis de un dispositivo - la formación continua de los profesores - y los efectos que las acciones de este dispositivo de control de la producción: el de los que participan en el programa. Los análisis que se presentan aquí son vástagos de la producción de datos de investigación de maestría, marco teórico centrado en las contribuciones de Michel Foucault, en conjunción con el pensamiento de otros autores que, como él, se ocupa de las formas de gobierno y la constitución de los sujetos de nuestra cultura. Entre los mecanismos de saber / poder utilizados por el dispositivo como estrategias de gobierno, seleccionar hasta el examen y la confesión (Foucault, 1987, 2011). Pretende mostrar cómo el maestro está sujeto objetivado por el dispositivo de palabra y subjetivizada por su resistencia a las estrategias del mismo dispositivo. Se entiende también que Hall (1997) de que la práctica social, en la medida significado que depende de operar y producir efectos son el discurso. Por lo tanto, el gobierno de la conducta ocurre en la relación entre cultura y poder. si problematiza, en el proceso, la constitución del maestro como la ética sujeto en relación con el código moral que se prescribe culturalmente.