Quem são, como vivem, o que pensam os integrantes de várias gerações ciganas? O que sabemos sobre eles são transmitidos por eles mesmos ou pelo filtro do preconceito, da discriminação e do estigma? Em que medida o diálogo intercultural permeia a visão que a sociedade tem da comunidade cigana? Este artigo descreve e analisa três narrativas autobiográficas intergeracionais ciganas compostas por uma família organizada em pai, filha e tio, que serão denominados de: SOL, LUA e ESTRELA, respectivamente. A comunidade cigana em estudo está situada no Bairro Sumaré, no município de Sobral, no Ceará. As narrativas orais foram coletadas em forma de entrevistas semiestruturadas. O principal resultado da pesquisa nos revela que a comunidade cigana ainda vive envolta no preconceito, na estigmatização. Percebemos, na pesquisa que, a comunidade faz sua história para enfrentar as situações de estigma e exclusão sócio-cultural, com atitudes de resistências, mantendo seus costumes e jeito de ser. Por fim, compreendemos que ouvir a comunidade cigana, suas vozes, para servirmos como amplificadores de suas resistências, possibilita manter e recuperar suas identidades culturais, no que diz respeito às suas origens.
Who are, as they live, what the members of several gypsy generations think? What do we know about them are transmitted by themselves or by the filter of prejudice, discrimination and stigma? To what extent does intercultural dialogue permeate society's vision of the Roma community? Therefore, this article describes and analyzes three autobiographical intergenerational gypsy narratives composed by a family organized in father, daughter and uncle, that will be denominated of: SUN, MOON and STAR, respectively. The gypsy community under study is located in the Sumaré neighborhood, in the municipality of Sobral, Ceará. Oral narratives were collected in the form of semi-structured interviews. The main result of the research reveals that the gypsy community is still involved in prejudice, stigmatization. We realize in the research that the community makes its history to face situations of stigma and socio-cultural exclusion, with attitudes of resistance, maintaining their customs and way of being. Finally, we understand that listening to the gypsy community, their voices, to serve as amplifiers of their resistance, makes it possible to maintain and recover their cultural identities, with respect to their origins.
¿Quiénes son, como viven, lo que piensan los integrantes de varias generaciones gitanas? ¿Qué sabemos sobre ellos son transmitidos por ellos mismos o por el filtro del prejuicio, la discriminación y el estigma? ¿En qué medida el diálogo intercultural permea la visión que la sociedad tiene de la comunidad gitana? Por lo tanto, este artículo describe y analiza tres narraciones autobiográficas intergeneracionales gitanas compuestas por una familia organizada en padre, hija y tío, que serán denominados: SOL, LUNA y ESTRELLA, respectivamente. La comunidad gitana en estudio está situada en el Barrio Sumaré, en el municipio de Sobral, en Ceará. Las narraciones orales fueron recogidas en forma de entrevistas semiestructuradas. El principal resultado de la investigación nos revela que la comunidad gitana todavía vive envuelta en el prejuicio, en la estigmatización. En la investigación que la comunidad hace su historia para enfrentar las situaciones de estigma y exclusión sociocultural, con actitudes de resistencias, manteniendo sus costumbres y la forma de ser. Por último, comprendemos que escuchar a la comunidad gitana, sus voces, para servir como amplificadores de sus resistencias, posibilita mantener y recuperar sus identidades culturales, en lo que se refiere a sus Orígenes.