A gamificação gamificada: desenvolvimento de um curso para capacitação de docentes

Revista on line de Política e Gestão Educacional

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ISSN: 1519-9029
Editor Chefe: Sebastião de Souza Lemes; Ricardo Ribeiro; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A gamificação gamificada: desenvolvimento de um curso para capacitação de docentes

Ano: 2017 | Volume: 21 | Número: Especial
Autores: Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro, Paulo Roberto Montanaro
Autor Correspondente: Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: gamificação, educação a distância, tecnologias educacionais, formação docente

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a expansão e o desenvolvimento em grande escala das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgem novas possibilidades de reconfiguração dos espaços de ensino e aprendizagem que se apropriem de uma dinâmica social onde o sujeito passa por transformações sociais que moldam uma nova atitude em meio a essa comunidade em rede cada vez mais ubíqua e ativa. Nesse contexto, o presente artigo propõe uma análise crítica e descritiva do processo de criação de um curso metalinguístico na modalidade a distância que se aproprie das principais características da gamificação para trabalhar o próprio tema junto a professores universitários e outros profissionais docentes que tenham interesse nesse formato estratégico de organização pedagógica. Para tanto, define-se como metas a construção do curso no ambiente Moodle de aprendizagem, explorando alguns dos plugins já disponíveis para este software, bem como parte de suas ferramentas nativas e a consequente análise do processo.



Resumo Inglês:

With the expansion and a large-scale development of digital information and communication technologies, there are new possibilities of reconfiguration for teaching and learning spaces to assimilate a social dynamic in which the subject undergoes social transformations that shape a new attitude in the midst of this networking community increasingly ubiquitous and active. In this context, this article proposes a critical and descriptive analysis of the creation process of a metalinguistic course that appropriates the main gamification features to work in a self-explanatory way with the university professors and other teachers who are interested in this strategic format of educational organization. Therefore, it is defined as targets the construction of the course in Moodle, a learning environment, exploring some of the plugins already available for this software as well as part of their native tools and subsequent analysis of the process.



Resumo Espanhol:

Con la expansión y el desarrollo a gran escala de las tecnologías digitales de información y comunicación, surgen nuevas posibilidades de reconfiguración de los espacios para la enseñanza y aprendizaje que se apropien de una dinámica social donde el sujeto pasa por transformaciones sociales que dan forma a una nueva actitud en el seno de esta comunidad de la red, cada vez más ubicua y activa. En este contexto, el presente artículo propone un análisis crítico y descriptivo del proceso de creación de un curso metalinguístico en la modalidad a distancia que se apropie de las principales características de la gamificación para trabajar el propio tema junto a profesores universitarios y otros profesionales docentes que tengan interés en ese formato de organización pedagógica. A tal fin, se definen como objetivos la construcción del curso en el ambiente Moodle de aprendizaje, explorando algunos de los plugins ya disponibles para este software, así como parte de sus herramientas nativas y el consiguiente análisis del proceso.