A alfabetização musical e os paradigmas educacionais

Reflexão e Ação

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ISSN: 1982-9949
Editor Chefe: Cheron Zanini Moretti
Início Publicação: 31/10/1990
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

A alfabetização musical e os paradigmas educacionais

Ano: 2016 | Volume: 24 | Número: 1
Autores: A. M. D. P. Vieira, T. A. Malaquias
Autor Correspondente: T. A. Malaquias | [email protected]

Palavras-chave: alfabetização musical, paradigmas educacionais, educação musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta as concepções atuais de alfabetização musical e suas relações com as questões paradigmáticas da educação, expondo os diferentes tipos de paradigmas e suas modificações. A possibilidade de apresentar, relacionar e debater as questões referentes aos paradigmas e às contribuições de autores para a alfabetização musical, caracterizando o egresso, são outros objetivos deste trabalho. A relevância do tema está no escasso debate sobre os paradigmas na educação musical e na possibilidade que o seu estudo pode proporcionar ao educador no processo de alfabetização musical. De natureza bibliográfica e documental, o estudo se fundamenta nos trabalhos de Schafer (1992, 1997) e Swanwick (1979, 2003, 2014). Os resultados apontam para a nova tendência da alfabetização musical, que passa a ter um compromisso inclusivo, tornando-se acessível não só ao estudante que tem como objetivo ser um músico profissional, mas também a pessoas de diferentes contextos sociais.



Resumo Inglês:

The article presents us contemporary conceptions of musical literacy and its relation to educational paradigmatic issues, thus exposing different types of paradigms and their modifications. The possibility to relate and discuss issues related to these paradigms and to the contributions from different authors to musical literacy issues, characterizing graduates, are also among the objectives of this work. The relevance of these issues is in the few existing debates on the paradigms within music education as well as within the possibility of such a study being able to provide useful material for educators. Of bibliographical and documentary nature, this study is based on the works of Schafer (1992, 1997) and Swanwick (1979, 2003, 2014). The results point to the new trend of musical literacy, with an inclusive commitment, made accessible not only to the student who aims to be a professional musician, but also to people from different social contexts.



Resumo Espanhol:

El artículo presenta las concepciones actuales de la alfabetización musical y su relación con los temas paradigmáticos de la educación, la exposición de los diferentes tipos de paradigmas y sus modificaciones. La posibilidad de que, relacionarse y discutir temas relacionados con los paradigmas y los autores de las contribuciones a la alfabetización musical, que caracterizan a la salida son otros objetivos de este trabajo. La relevancia del tema es escasa en el debate sobre los paradigmas en la educación musical y la posibilidad de que su estudio puede proporcionar al educador en proceso de alfabetización musical. Naturaleza bibliográfica y documental, el estudio se basa en el trabajo de Schafer (1992, 1997) y Swanwick (1979, 2003, 2014). Los resultados apuntan a la nueva tendencia de la alfabetización musical, que se sustituye por un compromiso incluyente se pone a disposición no sólo para el estudiante que aspira a ser un músico profesional, pero también personas de diferentes contextos sociales.