A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação em seu número 65, dando continuidade à sua trajetória em apresentar textos e pesquisas que enfoquem trabalhos inéditos desenvolvidos por educadores e buscando sempre estar atualizada, mantém a sua tradição de circular em mídia impressa, estando também disponível on line na SciELO. O avanço das tecnologias nos levou a lançar outra revista, esta exclusivamente eletrônica, de acesso livre, com conteúdo diverso, vinculada principalmente a estudos e pesquisas avaliativas produzidas por docentes e discentes de pós-graduação. Seu espectro é mais amplo por ser uma revista de avaliação que atende a multidisciplinaridade, característica dos nossos Mestrados em Avaliação.
Neste número, apresentamos pesquisa de Ruben Klein e Nilma Fontanive que realizaram um estudo abordando a correção de redação do ENEM 2008. "Uma nova maneira de avaliar as competências escritoras na redação do ENEM", adotando uma nova forma de avaliar o domínio das competências escritas no exame.
Francisco César Sá Barreto e Mario Neto Borges em "Novas políticas de apoio à pós-graduação o caso FAPEMIG-CAPES", apresentam um modelo de fomento à pós-graduação, realizada em Minas Gerais pela FAPEMIG em parceria com a CAPES. Trata-se de uma experiência inovadora que visa a aperfeiçoar e potencializar o uso dos recursos das agências de fomento.
"A Cultura da repetência em escolas cariocas" de Maria de Lourdes Sá Earp, artigo baseado em tese de doutorado, tem como foco central o fenômeno da repetência, observado durante dois anos, através do desenvolvimento, um estudo de caso em duas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro, uma municipal e uma estadual.
Eduardo de Carvalho Andrade nos traz em "O sistema de "Targeted Vouchers e seus Efeitos" os beneficios do sistema de "targeted vouchers" vis-à-vis o atual. No trabalho é apresentada a experiência chilena enfatizando a importância do desenho apropriado do sistema de vouchers, de maneira a alcançar os resultados esperados.
No texto "Emprego de uma abordagem multicritério para classificação do desempenho de instituições de ensino superior", Andre Luís Policani Freitas, Sidilene Gonçalves Rodrigues e Helder Gomes Costa, apresentam o contexto do aumento do número das instituições de ensino superior e a importância do sistema de avaliação da educação superior. O artigo emprega uma abordagem multicritério fundamentada no emprego do método da média ponderada para classificar o desempenho de instituições de ensino superior.
"Das séries aos ciclos de estudos: o desafio da (des)continuidade" é uma pesquisa qualitativa apresentada por Doralice Aparecida Paranzini Gorni e Alini Falcão dos Santos. O trabalho aborda a reorganização das tradicionais séries do ensino fundamental brasileiro em ciclos, sustentada no principio da ampliação do tempo de aprendizagem do aluno e na idéia de continuidade.
Luis Carlos Sales e Magna Jovita G. S e Silva apresentam um artigo baseado em dissertação de mestrado "O Financiamento da educação pública municipal de Teresina: o custo-aluno/ano", tendo como objetivo determinar os custos educacionais do município, especificamente aqueles relacionados ao custo direto do funcionamento de 17 escolas municipais.
"As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação" é o texto apresentado por Naura Syria Carapeto Ferreira e José Augusto Pacheco. Em trabalho comparativo, analisam os marcos referenciais das políticas de formação de pesquisadores em contextos de PPGEd em Portugal e no Brasil. O método utilizado foi o histórico-crítico.
Página Aberta contempla o texto "Avaliação Agências e Especialistas: padrões oficiais de qualidade da educação superior". José Carlos Rothen e Gladys Barreyro discutem a questão do estado avaliador/regulador no Brasil após a LDB/1996. Durante todo o processo pós LDB, a definição de qualidade foi realizada por acadêmicos, reunidos em diversas comissões, que se foram formando e institucionalizando, visando à legitimação da avaliação pela profissionalização.