As possibilidades abertas pelas tecnologias contemporâneas para a educação matemática e a demanda por sua incorporação nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, presencial e a distância, levaram um grupo de estudos e pesquisa sobre o tema a desenvolver objetos de aprendizagem. Da fundamentação teórica e da nossa experiência sobre como desenvolvê-los de modo colaborativo, adotamos metodologia em que sua concepção não é dissociada do seu uso. Iniciamos com ferramentas simples, garantindo agilidade em sua construção inicial. Com base nas reflexões sobre os ambientes de aprendizagem incorporando os objetos produzidos, passamos a desenvolver aplicativos mais elaborados, buscando maior eficiência em plataformas de ensino a distância. Como resultados, apresentamos os objetos produzidos, destacando ainda o nosso próprio crescimento como profissionais.
The possibilities offered by the contemporary technologies for mathematics education, and the demand for their inclusion in the teaching and learning in classroom and distant learning, led to the development of learning objects by a study and research group devoted to this issue. Supported by the theoretical foundation and by our experience on how to develop these learning objects in a collaborative manner, we adopted a methodology in which their design is not separated from their use. We started with simple tools, facilitating handiness in the initial elaboration. Due to our reflections on the learning environments incorporating the elaborated objects, we develop a more sophisticated applet, seeking greater efficiency in distance learning platforms. As a result, we present the produced objects, also emphasizing our own professional growth.