A proliferação das novas tecnologias incrementa a necessidade de pensar criativamente, mas por outro lado têm o potencial, se forem apropriadamente utilizadas, de ajudar às pessoas a desenvolver-se como pensadores criativos. Entretanto, muitos meninos e jovens com acesso a computadores participam como consumidores e não como criadores. A utilização das novas tecnologias, em si mesma, não supõe inovação alguma, pois esta inovação deve implicar mudanças metodológicas em todo o processo de ensino. O presente trabalho tem o objectivo de analisar os benefícios que pode contribuir a integração da computação criativa no sistema educativo. No trabalho se argumenta a proposta de uma ferramenta informática para seu uso como suporte à integração da computação criativa ao currículo. Além disso, apresentam-se os resultados da integração deste tema no currículo de uma disciplina para a formação de jovens e adultos na República Bolivariana da Venezuela. Apresentam-se também materiais educativos digitais sobre computação criativa que podem ser adaptados a diferentes níveis de ensino.
The proliferation of the new technologies increase a necessity of thing creatively. On the other hand the technologies have the potential, if are used appropriately, to help people to develop as creative thinker. However, many children and young people with computer access participate as consumer and not as creators. The use of news technologies, in itself, das not mean any innovation. This innovation implicate changes in all teaching and learning process. The present article has the goal of analyze the benefits of the integration of the creative computing in the education. This paper argues a computing tool as support to the integration of creative computing. Additionally, this article exposes the results of the integration of this topic in the curriculum of the Mission Ribas to the formation of young people and adults in the Bolivarian Republic of Venezuela. Also, this paper exposes the design of digital educative materials about creative computing that can be adapted to different educational levels.
La proliferación de las nuevas tecnologías incrementa la necesidad de pensar creativamente, pero por otro lado tienen el potencial, si son utilizadas apropiadamente, de ayudar a las personas a desarrollarse como pensadores creativos. Sin embargo, muchos niños y jóvenes con acceso a computadores participan como consumidores y no como creadores. La utilización de las nuevas tecnologías, en sí misma, no supone innovación alguna, pues esta innovación debe implicar cambios metodológicos en todo el proceso de enseñanza. El presente trabajo tiene el objetivo de analizar los beneficios que puede aportar la integración de la computación creativa en el sistema educativo. En el trabajo se argumenta la propuesta de una herramienta informática para su uso como soporte de la integración de la computación creativa al currículo. Además, se presentan los resultados de la integración de este tema en el currículo de una disciplina para la formación de jóvenes y adultos en la República Bolivariana de Venezuela. Se presentan también materiales educativos digitales que pueden ser adaptados a diferentes niveles de enseñanza.