A Visão do Professor sobre Jogos Digitais no Ensino da Matemática para alunos com Deficiência Intelectual: Estado da arte

Educação Matemática Pesquisa

Endereço:
Rua Marquês de Paranaguá - 111 - Consolação
São Paulo / SP
01303050
Site: https://revistas.pucsp.br/emp
Telefone: (11) 9244-8536
ISSN: 19833156
Editor Chefe: Saddo Ag Almouloud
Início Publicação: 04/02/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A Visão do Professor sobre Jogos Digitais no Ensino da Matemática para alunos com Deficiência Intelectual: Estado da arte

Ano: 2019 | Volume: 21 | Número: 1
Autores: Simone dos Santos Venturelli Antunes Silva, Denise Pereira de Alcantara Ferraz
Autor Correspondente: Simone dos Santos Venturelli Antunes Silva | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais, matemática, Deficiência intelectual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo decorre de pesquisa cuja temática é o uso de jogos digitais no ensino de matemática voltados a alunos com Deficiência Intelectual (DI). Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é responder à seguinte questão: o que foi produzido, no período de 2009 a 2018, sobre o ensino da matemática mediado por jogos digitais para alunos com DI? Ressalta-se que o recorte dessa proposta tem como foco a visão do professor. Para isso, realizou-se um estudo do estado da arte por meio de buscas no Google Acadêmico, nos bancos de dados da CAPES e na Academia.edu. Frente a isso, percebeuse uma tendência por parte dos professores em reportar falta de capacitação para lidar com os computadores, além de considerarem que o uso de jogos digitais com intenções didáticas traz benefícios ao aprendizado e à autonomia do aluno com DI.



Resumo Inglês:

This article is based on research surrounding the use of digital games in teaching mathematics to students with Intellectual Disabilities (ID). The objective of this research was to answer the following question: what was produced on teaching mathematics via digital games for students with ID between 2009 and 2018? This research focuses on emphasizing the teacher's point of view. A state of the arts study was conducted via Google Scholar, CAPES databases, and Academia.edu. Our research shows that there was a tendency on behalf of teachers to report low competency levels for computer use. The teachers also considered that using digital games with didactic focuses brought about learning and autonomy process benefits for students with ID. Therefore, one may conclude that this is a fertile field for conducting new research.