O presente artigo busca discutir o espaço da sala de aula, visto a emergência do ensino virtual e como este espaço pode se beneficiar a partir do acréscimo de atividades criadas a partir do conceito de gamificação. Para tal, este texto baseia-se em um estudo de caso de uma escola de idiomas e pretende refletir sobre a interação e a corroboração destes dois espaços para o aprendizado de língua inglesa. Neste âmbito, este trabalho utiliza-se principalmente das contribuições de Brown (2005), Kapp, Blair e Mesch (2014), Mcgonigal (2011) e, Lightbown e Spada (2006). Esse estudo justifica-se por contribuir com as reflexões acerca do ensino de língua, as quais têm se destacado nas últimas décadas, bem como tornado disponíveis novas ferramentas para a convergência do espaço físico e virtual em prol do aprendizado.
The present paper aims to discuss the space of the classroom, given the emergence of virtual teaching and how this space can benefit from the addition of activities created from the concept of gamification. For such purpose, this text is based in a case study of a specific school and intends to reflect on the interaction and corroboration of these two spaces in what concernsthe learning of English language. In this context, this paper is based mainly on the contributions of Brown (2005), Kapp, Blair and Mesch (2014), Mcgonigal (2011) and Lightbown and Spada (2006). This paper is justified to contribute with the studies about language teaching, which have stood out in recent decades and have made available new tools for the convergence of physical and virtual space for learning.